quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Geneva (Suica) e Chamonix (Franca) - dias 25 a 27/09/15

Sexta-feira bem cedinho (4:30 a manhã) pegamos ônibus de Dundalk para aeroporto em Dublin com destino a Geneva - Suíça. Nosso destino principal na verdade era Chamonix-França, umas 4 horas de trem de distância de Geneva.
Chegamos por volta de 11horas da manhã e decidimos que íamos passar o dia em Geneva para conhecer um pouco da cidade.
O aeroporto disponibiliza um ticket gratuito que você pode utilizar para se locomover pela cidade de trem ou de bus por 4 horas, então decidimos que íamos aproveitar ele e fomos no Cerne (centro de pesquisa nuclear) chegando lá o museu principal estava em reforma e achamos que não estava funcionando pois não encontramos a entrada, depois fomos descobrir que era do outro lado da rua... o Claisso quase pirou tadinho.


Mas aí decidimos visitar a ONU... muito interessante o tour... o guia era fantástico, pena que eu perco muita informação ainda, por ser inglês.

  


Depois disso fomos ver o lago que é a parte histórica da cidade e onde tem comércio e restaurantes. Era para ter um jad'eu (jato d'água) no lago, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Geneva,
mas por algum motivo ele estava desativado. Tiramos umas fotos e corremos para pegar o trem para Chamonix.

Queríamos chegar lá ainda claro, mas acabamos nos atrasando e quando passamos pelos Alpes já estava escuro. Chegamos em Chamonix por volta das 20h, largamos as coisas no hotel e fomos correndo para o centrinho para jantar, pois a grande maioria fecha a cozinha as 21h. Fomos num restaurante muito charmoso... e pedimos o prato da casa, chamado Roulé Savoyard  maravilhoso por sinal. 
No sábado, dia 26, acordamos cedo, tomamos café e fomos descobrir o que tinha para fazer em Chamonix além dos principais pontos turísticos que é o teleférico para os Alpes e o trem. Nos decepcionamos um pouco pois nessa época do ano já terminou temporada de trekking e ainda não iniciou o esqui, então nossa única opção foi os pontos turísticos sitados acima. Os dois você compra por praticamente o valor de um, então, óbvio compramos os dois juntos. Fomos primeiramente ao teleférico... simplesmente maravilhoso, com uma vista sensacional para o Mont Blanc a montanha mais alta dos Alpes. Fizemos um trekking até um lago na primeira parada do teleférico e depois subimos até o último ponto.






Depois fomos para o trem nos informar do último que subiria a tempo de visitar a caverna Glacial e fomos almoçar pois tínhamos tempo. Chegamos no trem 7 minutos antes e eles já tinham fechado para embarque. Pegamos o próximo, mas infelizmente não conseguimos chegar a tempo de ver a caverna. O passeio de trem não tem nada demais, mas como já vem incluído no pacote, não tem o porque não ir.


Na volta do passeio decidimos ficar pelo centrinho mesmo, pois tudo fecha muito cedo. Chamonix parece uma cidade de boneca, tudo muito lindo e bem aconchegante. Lá você encontra todas lojas tops de roupas de inverno/esqui/trekking e todos restaurantes são meio chiquezinhos, mas os valores são bem razoáveis.




Jantamos um prato super típico da região raclete. Magnífico, e com um vinho então... vale a pena provar. Depois fomos para um pub assistir Rugby e tomar umas pints.

Domingo dia de ir embora... 😞 como não tínhamos mais opções que quiséssemos fazer dormimos até um pouco mais tarde para ir direto almoçar e aproveitar um pouco mais da culinária da região. Descobrimos que tem ônibus e trem de graça...antes tarde do que nunca...kkkk... quando íamos para a parada de ônibus, descobrimos um parque com muro de escalada... era do lado do hotel que estávamos hospedados. Achei o máximo as criancinhas de 4, 5 anos escalando... ficamos um tempo no parque até dar a hora do ônibus passar e seguimos para o centro. Almoçamos mais um prato típico, o famoso tartiflete e mais um outro que não lembro o nome, mas de queijo também e que lembra fondue. Depois voltamos a Geneva para dormir e pegar o voo para Dublin na segunda bem cedo. 



Chegamos em Geneva, fomos até o hotel fazer checkin e decidimos dar uma última volta pela cidade. Encontrei o famoso jad'eu funcionando, o relógio também super famoso e conhecido pelos turistas, até porque para quem não sabe a Suíça é o país dos relógios! Depois voltamos para o hotel, pois ficamos com medo de ficar sem transporte, já que vimos que tudo praticamente estava fechado em plena as 20h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário