terça-feira, 3 de novembro de 2015

Noruega de 15 a 20/10/15 - Parte 2

No sábado dia 17, iniciamos nosso passeio para os fiordes. Pegamos o trem as 8h da manhã para Myrdal e de Myrdal pegamos o famoso trem que passa pela ferrovia The Flam Railway com 20 túneis todos feitos no braço por volta de 1940. O percurso é simplesmente deslumbrante, paisagens de tirar o folego mesmo, impossível não ficar o tempo todo tirando fotos. No meio do percurso o trem para na Cachoeira Kjosfossen para tirarmos fotos e contemplar a beleza dela. 











Chegamos em Flam por volta de 15h, nos instalamos no hostel, que eram na verdade cabanas, e resolvemos aproveitar as últimas horas de sol, então alugamos uma bike ali mesmo no hostel e fomos pedalando até uma cidadezinha próxima, Aurland. Além de paisagens lindíssimas aproveitamos para comprar nossa janta/almoço, pois em Flam nem mercado tem, a cidade é muito pequena, mas tem o 
pub mais perfeito em matéria de arquitetura e decoração que já conheci até hoje. Depois da janta fomos para lá com umas meninas que estavam na mesma cabana que nós. Na verdade lá também é uma cervejaria/pub e as cervejas são de alta qualidade e diferenciadas, tinha uma com sabor de whisky até.




















No domingo foi o dia do passeio mais esperado, passeio de barco pelo fiord Sognefjord, o segundo maior da Noruega com 200 km de comprimento. O passeio não atravessa ele todo, claro, passamos somente por duas pernas do fiord, o Aurlandsfjord e o Nærøyfjord. Como esse passeio saia as 15h somente, aproveitamos para fazer umas trilhas nas proximidades, conhecemos o museu e almoçamos bem tranquilos e depois partimos para o passeio.



Não preciso falar muita coisa, as fotos já mostram tudo... Creio que as paisagens mais perfeitas que já vi na vida foram ali. Sem palavras para descrever tamanha beleza!









Chegamos na cidadezinha, pegamos o bus para Voss e de Voss fomos para Bergen onde dormimos. A cidade de Voss também é uma boa opção para se hospedar, mas acabamos optando por Flam por causa do valor da hospedagem e por a cidade onde iniciam os fiordes. Confesso que não me arrependo nenhum pouco, pois a cidade de Voss me pareceu bem parecida com Bergen, grande, bem movimentada para o tamanho que não é muito, mas comparado as outras é bem maior, e não era o que queríamos pois já tínhamos ficado em Oslo e íamos ficar em Bergen na última noite. Mas para quem prefere cidades maiores, Voss parece ser uma boa opção. Lá nós ficamos uns 30 minutos só, tiramos umas fotos e já pegamos o trem para Bergen. 

Chegamos em Bergen no final do dia, nos acomodamos no hotel e saímos para jantar e conhecer um pouco da cidade e claro conhecer os pubs que por sinal são muitos.
No dia seguinte, fomos turistar por Bergen. 
Fomos direto para o Porto da cidade, entramos no mercado do peixe e depois passamos por Bryggen que é um quarteirão que fica bem ao lado do porto da cidade, com suas casinhas que datam do século XIV. Muita coisa foi destruída em um incêndio em 1702, mas 25% das propriedades ainda segue preservada até hoje.





Depois subimos o teleférico Fløibanen que tem uma vista maravilhosa para a cidade! Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e tem aproximadamente 260 mil habitantes, para quem gosta de cidades pequenas como eu, vai se apaixonar por Bergen assim como me apaixonei.... Moraria lá fácil fácil! Hehehehehe



Infelizmente não tivemos muito tempo em Bergen mas acredito que conseguimos ver os pontos principais. Voltamos para Oslo no final do dia, onde ficamos hospedados por algumas horas no hostel antes de embarcar de volta para Dublin.
Sobre a Noruega, amei, simplesmente perfeita, mas foi o destino mais díficil de obter informações, foram dias de pesquisas e mesmo assim fomos para lá sem alguns destinos escolhidos e hotéis reservados. Para o passeio nos baseamos num artigo maravilhoso tirado do blog http://justwanderlustblog.com/2013/06/considering-norway-in-a-nutshell-read-this-first/ ajudou muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário