quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Saint Emilion / Bordeaux - 08/09/15

Hoje fomos visitar a região mais famosa de Bordeaux, Saint Emilion. Me senti em casa no meio daqueles parreirais imensos! O ideal lá é alugar bike ou melhor ainda, um carro. Não fizemos nenhum dos dois. E preferencialmente agendar as visitas, pois poucas vinícolas recebem turistas de última hora. Também não fizemos... mesmo assim foi maravilhoso.
Para se chegar em Saint Emilion sem ser de carro o ideal é ir de trem, foi como fomos. aproveitamos nossa bike do dia anterior e fomos passeando até a estação de trem de Bordeaux. Como tínhamos tempo decidimos passear por aquela região e acabamos encontrando um mercado público. Sensacional!!! As fotos abaixo falam por si só!




Bem voltando a Emilion, chegamos lá próximo ao meio dia, andamos até o vilarejo e procuramos um local para almoçar. Depois fomos no posto de informação pegar algumas dicas e sugestões de lugares a visitar a pé e começamos de fato nosso passeio.
O primeiro chateau a visitarmos foi Clos de Menuts, nós entramos e a moça disse que poderíamos ficar a vontade e olhar a cave. Nenhuma explicação, nada... depois pedimos sobre a degustação e era cobrado uma taxa. Como sabemos que a degustação realmente é degustação (a taça vem com o minímo de vinho bem o oposto da minha cidade natal Bento Gonçalves que na segunda degustação você já está bem alegre...kkk), decidimos por não fazer e ir para outro chateau que tinham nos recomendado, o chateau Caves do Manoir esse também, a visita foi por nossa conta, mas teve degustação de 3 vinhos e a moça nos deu algumas informações.







Depois tentamos ir em outro chateau que vimos no site que estavam recebendo turistas sem agendamento e não quiseram nos atender pois haviam recebido um grupo grande. Resolvemos então ir no antigo convento... lá foi possível comprar uma taça de espumante que não nos agradou tanto. Claisso já estava desmotivado pois queria tomar vinho como lá em Bento, mas estava complicado e o dia estava acabando, então fomos para a última tentativa, chateau Chatelet.

Foi com certeza a melhor parte do dia! Esse Chateau é familiar, bem pequeno, os donos moram ali mesmo. Na hora que chegamos estava fechado, tocamos a campania e logo veio uma moça muito simpática nos atender. Ela nos recebeu muito bem, nos deu todos os vinhos para degustar (3). Sem mentira, um dos melhores vinhos que já provei na minha vida! Acabou que o vinho era tão bom e o atendimento dela foi excelente que compramos um vinho e fomos tomar no meio dos parreiras do chateau. Ela achou o máximo a idéia e além de abrir a garrafa, emprestar o parreiral, nos emprestiu as taças! Não podíamos ter terminado o dia em lugar melhor! Esse momento valeu nossa ida até Saint Emilion!







Voltamos no fim da tarde para Bordeaux e fomos direto jantar! E assim acabou nossa experiência em Bordeaux! Foi maravilhoso, cidade que eu gostaria muito de morar, com pessoas muito atenciosas e simpáticas e não posso deixar de mencionar aqui, as pessoas mais elegantes e bem arrumas que já vi na vida, realmente os franceses entendem de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário