segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Polônia - dias 20 a 22/11/15

Chegamos em Cracóvia por volta de 10 horas, fomos comer um café polônes, que mais era um almoço do que café da manhã e voltamos ao hotel, que na verdade era uma apto muito bem equipado, super limpo e muito bem localizado ( Ok apartamentos) super indico, descansamos uns minutinhos e iniciamos nosso tur.

Iniciamos o tur pela Praça do Mercado, que ficava bem pertinho do nosso apto, localizado no centro histórico de Cracóvia ou cidade velha. Nessa praça tem um prédio bem no meio, onde tem várias lojinhas de artesanato e souvenirs, onde comprei o guarda-chuva mais caro da minha vida, o equivalente a 29 reais, e consegui perder ele para piorar. Também na praça do mercado tem a escultura de bronze Eros Vendato, e a bélissima igreja de Santa Maria e vários bares e restaurantes ao redor dela.

  


Depois fomos caminhando em direção ao Monte Wawel, onde fica o Castelo Real, a Catedral de Cracóvia que sem mentira foi a mais linda que já conheci até agora qui na Europa, a estátua do Papa João Paulo II. Descendo o monte tem a estátuo do Dragão de Wawel, uma das lendas mais famosas da cidade (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_de_Wawel). Lá eu aproveite para esperimentar o Obwarzanek, um pão salgado coberto de sal e sementes de sésamo que é vendido em todo canto da cidade.





Depois saímos andando por uma praça e demos de cara com a janela do Papa João Paulo II. Vou confessar que não sei ao certo o que é aquele lugar, sei que agora tem um museu e explicava em Polônes do que se tratava o lugar. Eu acredito que foi a casa dele, mas não tenho certeza, procurei informações na internet, mas não obtive êxito

Continuamos andando até a rua onde um moço muito simpático havia nos indicado, cheio de barzinhos/restaurantes com o famoso Pierogi, escolhemos um, pedimos uma porção de Pierogi e cerveja Polaca e esse foi nosso almoço/janta as 5 da tarde.

Depois do barzinho, voltamos para nosso apto, descansar um pouco e nos arrumar para curtir a noite polonesa. 21 horas fomos para o pub crawl, primeiro bar era open bar, imagina. Depois fomos para mais 2 bares e o último não aguentei, já tinha passado da cota de bebida e o estômago vazio. A noite da Polônia é ótima! Músicas boas, muito divertida, adorei!


No dia seguinte fomos para o campo de concentração de Auschwitz. Pegamos um bus, que na verdade era uma van na rodoviária pois ficava muito mais em conta do que com pacote turístico. Chegando lá compramos um guia em português e iniciamos nossa visita. Confesso que pensei que fosse me sentir bem pior, teve um momento só que não consegui aguentar e saí correndo de uma das salas chorando. 
Teria outro campo de concentração para visitar, mas não conseguimos ir, pois ficou muito tarde, e o frio estava apertando cada vez mais então fizemos um lanchinho só para enganar a fome e pegamos o bus devolta a Cracóvia.



Chegando em Cracóvia já fomos procurar um restaurante típico polonês e descobri que a comida polonesa tem muita influência da comida alemã, que bom, porque amo comida alemã. Mais uma refeição aprovadíssima! 


Depois fomos para o bairro judeu, entramos num barzinho que era praticamente uma boate, muito legal, ficamos um tempo lá e continuamos percorrendo pelo bairro. Fomos até a Praça dos Heróis do Gueto, onde 70 cadeiras de metal simbolizam o período obscuro durante o qual 15.000 judeus foram queimados, abandonados à morte ou deportados para campos de concentração. 

Depois voltamos e entramos num barzinho muito bacana que havíamos passado no caminho. Lá decidimos experimentar as famosas vodkas, simplesmente divinas. Tinha uma que parecia licor, a minha eleita como favorita. Degustamos só 7 vodkas! Hehehehe... Os meninos do bar muito simpáticos, ficaram o tempo todo conversando com a gente, teve até bebidinha de graça.



Saímos de lá um tanto quanto alegres e fomos para casa, sqn, passamos em mais um bar só para fechar a noite/madrugada com chave de ouro!

Dia 23, hora de se despedir de Cracóvia e ir para Varsóvia, capital da Polônia, de onde era o nosso vôo devolta para Dublin. Como o vôo era a noite, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade. Fomos direto no Palácio da Cultura e Ciência, é o prédio mais alto da cidade com 232 metros, então subimos lá para curtir o visual.


Depois fomos andando a pé mesmo até a cidade antiga. Muito bonita essa região, bem colorida, cheia de restaurantes e lojinhas para turistas. 




Queríamos almoçar/jantar num restaurante especialista em pierogis, mas não foi possível, a fila de espera estava imensa, então procuramos um outro restaurante típico para nos despedirmos da Polônia.

Amei conhecer a Polônia, embora tenha sido pouco tempo, me senti muito bem enquanto estava lá, o povo maravilhoso, sempre simpático e atencioso. Bom saber que sou descendente desse povo lindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário